TECNOLOGIA APLICADA
BPA (Business Process Automation)

• Inteligência Artificial
      - Sistemas Especialistas (Expert Systems)
        - Motor de Inferência
        - Regras de Negócio
        - Cenários Complexos
      - Redes Neurais (Neural Networks)
        - Predição
        - Causa – Efeito
        - Clusterização
        - Cenários “What-If”
    
• Business Intelligence
      - EIS (Executive Information Systems)
      - OLAP (On-Line Analytical Processing)
      - Data Warehouse

• Componentização
• Orientação ao Objeto


INFORMATIVO...

i - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Dentro do campo da Inteligência Artificial estudam-se técnicas que tornam os computadores capazes de tomar decisões, de forma parecida com o ser humano. Existem diversas linhas de pesquisa e técnicas diferentes em estudo, como a linha simbólica, que inclui os Sistemas Especialistas (SE) baseados em regras, e a linha conexionista ou Redes Neurais (RN).

i.1 - SISTEMAS ESPECIALISTAS (SE) - São sistemas aplicativos destinados a solucionar problemas que normalmente são solucionados por “especialistas” humanos em um campo específico do conhecimento. Para solucionar tais problemas, os SE precisam acessar uma substancial base de conhecimento do domínio de aplicação, que precisa ser criada do modo mais eficiente possível. Eles também precisam explorar um ou mais mecanismos de raciocínio, para aplicar seu conhecimento aos problemas que têm diante de si. Este mecanismo de raciocínio, implementado em ferramentas para desenvolvimento de SE, na forma de um algoritmo denominando MOTOR DE INFERÊNCIA, é capaz de deduzir algo que não está armazenado na base de fatos e conhecimentos. Uma das mais importantes características de um SE é a capacidade de explanação. Do mesmo modo que um especialista humano poderia explicar por que aconselhou, por exemplo, determinada aplicação na Bolsa de Valores, que raciocínio usou para chegar à conclusão, um SE pode ser capaz, de forma concisa, de explicar também por que chegou a tal inferência.

MOTOR DE INFERÊNCIA – Mecanismo (algoritmo) de organização e disparo de regras de negócio, tecnologia utilizada pelas ferramentas de software específicas para desenvolvimento de SISTEMAS ESPECIALISTAS.
O Motor de Inferência suporta diferentes formas de tratamento das regras de negócio: “forward chaining” (encadeamento para frente); “backward chaining (encadeamento para trás); combinação dos dois anteriores e “pattern matching “ (casamento de padrões).

i.2 – SISTEMAS baseados em REDES NEURAIS (RN) – São sistemas aplicativos inspirados em estruturas cerebrais, capazes de processar informação. Os modelos de redes neurais, são como respostas aos problemas que envolvem raciocínio de bom senso, conceitos de lógica nebulosa e processamento de informações incompletas ou imprecisas.
As principais características das Redes Neurais presentes nesses aplicativos são:
  • Capacidade de “aprender” através de exemplos e de generalizar este aprendizado, de maneira a reconhecer instâncias similares que nunca haviam sido apresentadas como exemplo;

  • Bom desempenho em tarefas mal definidas, onde falta o conhecimento explícito sobre como encontrar uma solução;

  • Não requerer conhecimento a respeito de eventuais modelos matemáticos ou conjunto de regras do domínio de aplicação;

  • Elevada imunidade ao ruído, isto é, uma rede neural não entra em colapso em presença de informações falsas ou ausentes, mas tão somente piora seu desempenho de maneira gradativa.

  • Uso de enorme volume de dados disponíveis que, muitas vezes, são pouco ou mal utilizados, transformado-os em informações útil à tomada de decisões.


  • i-3 - FERRAMENTAS INTELIGENTES –  São ferramentas de software que permitem a criação de Sistemas Especialistas e Sistemas baseados em Redes Neurais.

    ii - SISTEMAS PARAMÉTRICOS - São sistemas aplicativos flexíveis, pois permitem que o usuário, através de telas amigáveis, altere os valores analisados pelo sistema, agilizando assim, o processo de adequação às novas condições de negócio. Estas alterações são necessárias em virtude das constantes modificações no negócio.

    iii - SOLUÇÕES INTELIGENTES – São sistemas aplicativos (soluções) que combinam Sistemas Especialistas (SE) e/ou Sistemas baseados em Redes Neurais (RN) com SISTEMAS PARAMÉTRICOS. As Soluções Inteligentes desempenham um papel importante nos atuais processos de transformação de negócios, resumem a automatização dos principais processos de negócios através do uso das tecnologias apropriadas descritas acima.
    As soluções inteligentes são aplicáveis em áreas como: diagnóstico; planejamento; monitoramento; configuração; tomadas de decisões; e controle de processos.
    São soluções, cuja função principal é o processamento do negócio, transformando o dado em conhecimento e em última instância em ação na forma de tomada de decisão, o que vai muito além do tradicional registro e manipulação de dados. Como exemplo, podemos ter uma solução inteligente capaz de prever indicadores futuros, possibilitando auditorias preventivas, ou ainda no âmbito da receita, um outro exemplo de solução, poderia identificar possíveis perdas de receitas de impostos por diferentes motivos.

    OLAP - Online analytical processing

    Benefícios

    O OLAP fornece para organizações um método de acessar, visualizar, e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance. No mundo globalizado de hoje as empresas estão enfrentando maior concorrência e expandindo sua atuação para novos mercados. Portanto, a velocidade com que executivos obtêm informações e tomam decisões determina a competitividade de uma empresa e seu sucesso de longo prazo. OLAP apresenta informações para usuários via um modelo de dados natural e intuitivo. Através de um simples estilo de navegação e pesquisa, usuários finais podem rapidamente analisar inúmeros cenários, gerar relatórios "ad-hoc", e descobrir tendências e fatos relevantes independente do tamanho, complexidade, e fonte dos dados corporativos. De fato, colocar informação em bancos dados corporativos sempre foi mais fácil do que retirá-los. Quanto maior e complexa a informação armazenada, mais difícil é para retirá-la. A tecnologia OLAP acaba com estas dificuldades levando a informação mais próxima ao usuário que dela necessite. Portanto, o OLAP é freqüentemente utilizado para integrar e disponibilizar informações gerenciais contidas em bases de dados operacionais, sistemas ERP e CRM, sistemas contábeis, e Data Warehouses. Estas características tornaram-no uma tecnologia essencial em diversos tipos de aplicações de suporte à decisão e sistemas para executivos.

    Modelo de Dados

    Em um modelo de dados OLAP, a informação é conceitualmente organizada em cubos que armazenam valores quantitativos ou medidas. As medidas são identificadas por duas ou mais categorias descritivas denominadas dimensões que formam a estrutura de um cubo. Uma dimensão pode ser qualquer visão do negócio que faça sentido para sua análise, como produto, departamento ou tempo. Este modelo de dados multidimensional simplifica para os usuários o processo de formular pesquisas ou "queries" complexos, criar relatórios, efetuar análises comparativas, e visualizar subconjuntos (slice) de maior interesse. Por exemplo, um cubo contendo informações de vendas poderá ser composto pelas dimensões tempo, região, produto, cliente, cenário (orçado ou real) e medidas. Medidas típicas seriam valor de venda, unidades vendidas, custos, margem, etc.
    Dentro de cada dimensão de um modelo OLAP, os dados podem ser organizados em uma hierarquia que define diferentes níveis de detalhe. Por exemplo, dentro da dimensão tempo, você poderá ter uma hierarquia representando os níveis anos, meses, e dias. Da mesma forma, a dimensão região poderá ter os níveis país, região, estado e cidade. Assim, um usuário visualizando dados em um modelo OLAP irá navegar para cima (drill up) ou para baixo (drill down) entre níveis para visualizar informação com maior ou menor nível de detalhe sem a menor dificuldade.

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    Softon Sistemas Inteligentes
    Alameda dos Jurupis, 1005 - 5º Andar -
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    Tel.: 011- 5044.1400